sexta-feira, 25 de junho de 2010

Luz do Mundo ao mundo


Entre questionamentos e observações do mundo em que vivemos refleti em algumas conclusões. A começar pela vida superficial que as pessoas, quem sabe a grande maioria, está vivendo. Julgamos raça, cor, ações e crenças, impomos verdades, não somos capazes de amar sequer a nós mesmos e esquecemos até mesmo nossos próprios valores. Acredito que seria necessário que o mundo passasse por uma séria reforma moral e cada ser por uma profunda reforma intima.

O nome de Deus é invocado para conseguir coisas tão materiais e findáveis, quando o que não se percebe é como e o que Deus é de fato. Justiça Divina é invocada por um ser que não consegue sequer ser justo com ele mesmo. Falam por ai em ler o livro santo, o que não se é ensinado é como lê-lo. Pois ler a bíblia é fácil, difícil é entender o que ela diz na sua verdade de escrita. Do que adianta ler um livro tão milenar sem estudar a história, a cultura, a época e os costumes daquele povo? Sem isso tudo que for concluído será apenas interpretação tão influenciável quanto a própria vida de quem lê. Pois o que mais há por ai é gente querendo status espiritual. Talvez o que não tenham entendido é que o respeito não se conquista com a falsa sabedoria, mas sim com exemplo de vida integra e conforme o que Deus é. De que adiantaria eu amar a Deus se não sou capaz de, por exemplo, praticar a caridade conforme a própria bíblia, que julgamos tanto quem não lê, diz. Se não há caridade não há amor a Deus. Acredito que Deus não precisa de amores egoístas.

O ser humano tem se preocupado tanto com as divisões religiosas e tem entrado tanto na disputa de quem tem mais razão que não sabe nem ao menos o que significa a palavra "religião". Tal é de origem latina (religio). O significado não é claro. Cícero (106-43 a. C.) no De Natura Deorum afirma que a palavra vem da raiz relegere (“considerar cuidadosamente”), oposto de neglere, descuidar. Já Lactâncio, escritor cristão (m. 330 d.C.), diz que vem de religare (“ligar”, “prender”). Para Cícero, a religião é um procedimento consciencioso, mesmo penoso. Para Lactâncio, a religião liga os homens a Deus pela piedade. Um termo de partida e um de chegada, em que princípio e fim são os mesmos. As duas raízes complementam-se. (Enciclopédia Luso-Brasileira)

Seria importante pensar no quanto as religiões foram destorcidas em função de ações egocêntricas e achismo humano. Acredito que antes mesmo de falar de alguma coisa deveríamos estudar essa 'coisa' que para nós ainda parece tão oculto. Quando se entende melhor de um assunto se respeita melhor esse mesmo assunto. Jesus em sua vinda aqui com seus gestos tão mal compreendidos nos ensinou que o respeito sobrepõe o preconceito. E o que é o preconceito? É o conceito antes de saber o que algo é de fato.

No fundo viemos todos do mesmo lugar com o mesmo objetivo: aprender. A Terra é uma grande escola e nós somos interligados por uma consciência divina única. Percebo que Deus é tão sábio que permitiu que varias crenças fossem criadas para conseguir chegar a todos, pois no fundo falamos do mesmo criador apenas de forma diferente. O que deferência às religiões é as partes humanas que são capazes de errar tanto quanto o próprio ser humano.

Há um mau hábito de julgar e fazer comparações infundadas e a necessidade de sermos coerentes com aquilo que acreditamos e professamos. Quando para estudar outras crenças seria necessário esvazia-se de si mesmo para entendermos a essência do que estudamos sem comparações. Tudo é uma questão de evolução de pensamento. Prender-se a coisas pequenas quando o mais importante é que perdemos um tempo tão raro e precioso com coisas tão sem importância, quando poderíamos estar falando do amor de Deus, da sua essência divina e fazendo caridade. É isso que faz uma alma se encher de luz.

Queridos amigos e irmãos, tiremos as travas dos olhos e questionemos mais o que nós é dito. Vamos gastar mais o nosso tempo em louvores, evolução, estudos e caridades. Deus é mais que preconceito, julgamentos e disputas por razões e fiéis. Não há verdades absolutas, o que existe são espécies de vegetais diferentes no grande bosque da verdade. Somos todos um! Filhos do céu e amados por Deus.

"Amai-vos uns aos outros"

Amar, amar, amar, amar quando tudo em tua volta o contrário ensinar...
Paz profunda é o que desejo...
Bem a todos é que espero...
Luz ... Luz ... Luz do mundo ao mundo